Nova marca do governo reforça elementos da identidade do Piauí
Logomarca Terra Querida
A marca, criada pela S/A Propaganda sob a supervisão da Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCom), substitui a anterior, cujo slogan era "Governo do Desenvolvimento". A nova logo utiliza como referência visual mais forte as cores da bandeira, incluindo as faixas horizontais e o campo azul com a estrela branca. Há um elemento emocional, no movimento das cores, formando um coração que emoldura a palavra Piauí.
Uma curiosidade é que a fonte (tipo de letra) utilizada na marca foge ao padrão das logomarcas oficiais: ao invés de letras encorpadas e duras, a nova logomarca utiliza uma fonte cursiva (manuscrita) que quebra o oficialismo e gera uma relação mais emocional. Conforme o Coordenador de Comunicação do Estado, Fenelon Rocha, “é uma marca que deixa de lado o chapabranquismo. É mais que uma marca de Governo: é uma marca do Estado”.
Terra Querida
O slogan utilizado reforça essa intenção de adotar uma marca para o Estado. Ao invés de remeter a referências que dêem uma idéia de ação administrativa, o slogan se vale de uma frase-símbolo do hino do Piauí: “Terra Querida”. Isto também cria um vínculo direto com o coração sugerido pelo movimento das faixas da bandeira, que enlaçam o nome do Estado.
A marca e o slogan reforçam todo o discurso que vem sendo empunhado pelo governador Wilson Martins, que é um verdadeiro credo em relação ao Piauí. A intenção, segundo Fenelon, é enfatizar essa confiança e amor pelo Estado, não apenas por parte do governador, mas de todos os piauienses.
A nova marca já está presente em duas ações de comunicação realizada pelo governo neste início de ano. A primeira, através de um VT e anúncio de jornal dando as boas-vindas ao ano de 2011 e desejando o melhor para os piauienses. A segunda, a campanha de matrícula na rede estadual de ensino, que entra no ar neste domingo.
fonte: pi.gov