Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Saúde faz evento sobre Diabetes para servidores estaduais



     Os servidores do Centro Administrativo puderam fazer, na manhã desta quinta-feira (18), uma avaliação da saúde para prevenção de Diabetes e Hipertensão. Estandes foram montados para oferecer serviços de saúde no pátio da Secretaria de Educação. Algumas das atividades são verificação de glicemia e pressão arterial, avaliação dos pés e das unhas, além de massagem e serviços de manicure e pedicure. A atividade foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com as Universidades Estadual e Federal do Piauí, Faculdade Novafapi, Escola Técnica do SUS, Senac e a empresa Artte dos Pés.


     “O evento faz parte de uma das frentes da campanha mundial contra o diabetes, que é comemorada no dia 14 de novembro. As outras fases da campanha envolvem os municípios que recebem apoio para promover suas campanhas, além das ações existentes de controle da doença, através da Atenção Básica”, disse Norma Sueli, coordenadora de saúde do adulto e idoso.


     Um dos atendimentos especiais durante o evento foi a avaliação do pé diabético, que consiste em um dos principais cuidados que as pessoas com diabetes devem ter. “O diabético precisa, diariamente, verificar a sensibilidade dos pés, saber se a circulação está eficiente em diversos pontos, já que ela é prejudicada pela glicemia. Além disso, é preciso cuidar adequadamente das unhas com um podólogo, evitar os machucados, que demoram a cicatrizar, calos e usar sapatos folgados para facilitar a circulação,” advertiu Mariana Cruz, acadêmica de enfermagem.


     Mesmo com diabetes é possível viver com qualidade, é o que mostra Eduardo Menezes, de 25 anos, que descobriu que tem diabetes há 5 meses. “Estou tentando me adaptar a meu novo modo de vida. Mudei radicalmente os hábitos alimentares com ajuda da minha família, que também se adaptou. Além disso, tenho que conviver com a rotina dos medicamentos. Embora seja difícil encarar algumas mudanças, acho que vivo um pouco melhor que antes, com a doença controlada, hoje me preocupo mais comigo mesmo,” refletiu.





     O secretário de Saúde, Telmo Mesquita, também fez verificação da pressão arterial e lembrou que a prevenção do diabetes é feita de forma simples. “Além do fator hereditariedade, o diabetes e a hipertensão estão, muitas vezes, presentes em pessoas acima do peso, que se alimentam inadequadamente e são sedentárias. É preciso consciência de que o bem-estar e a saúde devem ser mantidos diariamente com uma vida equilibrada”, finalizou o secretário.

fonte: pi.gov.br

Popular Posts