Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Piauí amplia oferta de leitos de UTI


     A oferta de leitos de UTI cresceu no Piauí. Nos últimos sete anos, foram feitos investimentos na capital e no interior para que a oferta de leitos fosse ampliada dentro da rede pública estadual. Até a primeira metade do próximo ano, o Estado deve receber mais duas Unidades de Terapia Intensiva, que estão sendo implantadas nos Hospitais Regionais de Oeiras e Piripiri.

     As UTIs devem reforçar o atendimento de alta complexidade, melhorando a resolutividade nas regiões atendidas. Isso faz parte do plano de regionalização da saúde. “Estamos investindo para que a população do nosso Estado tenha serviços de alta complexidade mais próximos da sua região, evitando assim, o deslocamento até a capital. A regionalização é um passo importante na saúde do Piauí”, afirma o secretário Telmo Mesquita.

     A UTI do Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, com sete leitos, deve ser inaugurada até o início do próximo ano. “A obra está completa, estamos agora em fase de instalação dos equipamentos e treinamento de pessoal para a UTI”, explica a diretora administrativa do Hospital, Maristela Vieira.

     Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Hospital fazem especialização em Terapia Intensiva desde 2009, na Associação de Medicina Intensiva Brasileira. O investimento em obras e equipamentos para a UTI é de R$ 1,5 milhão.

     Já a UTI do Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, também com sete leitos, está com a obra física concluída, faltando apenas a instalação de equipamentos. Foi investido R$ 1,14 milhão, somando obra e equipamentos.

     Este Hospital atende uma microrregião com cerca de 190 mil pessoas. “Uma UTI como essa significa crescimento e maior resolutividade, pois todo investimento em saúde é melhoria na qualidade de vida”, disse o diretor do hospital, Renato Carvalho.

Expansão

    A Secretaria da Saúde está interiorizando o serviço de terapia intensiva que já conta com unidades em parnaíba, Floriano e Picos.

     Houve também um aumento do número de leitos de UTI nos hospitais públicos da capital como o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, Maternidade Dona Evangelina Rosa e Hospital Getúlio Vargas (HGV), que dobrou o número de leitos.

fonte: pi.gov.br

Popular Posts