Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Fome Zero inicia projeto de Avicultura Alternativa em vários municípios



     As primeiras capacitações de Transferência de Tecnologia e Manejo Produtivo de Aves Caipiras serão iniciadas, nesta quarta-feira (17), em 16 municípios do Piauí. O treinamento faz parte de uma etapa do Projeto de Avicultura Alternativa que está sendo executado pela Coordenadoria Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional - Programa Fome Zero, em parceria com o deputado federal Nazareno Fonteles, autor da emenda parlamentar que destinou recursos em torno de R$ 300 mil para o referido projeto.

     A coordenadora estadual de Segurança Alimentar, Rosângela Sousa, nessa terça-feira (16), esteve reunida na APPM com os prefeitos e assessores dos municípios que foram beneficiados com o Projeto de Avicultura Alternativa, mais conhecido como criação de galinha caipira.

     O projeto objetiva apoiar a agricultura familiar transferindo tecnologia adaptada às suas realidades, por meio da implantação de unidades produtivas familiares, de galinha caipira nos territórios de Entre Rios, Vale do Rio Sambito, Vale do Rio Guaribas e Vale do Rio Canindé, a inserção de hábitos alimentares saudáveis por meio do consumo de proteína animal, com possibilidade de geração de renda para as famílias beneficiadas.

     Estão sendo beneficiados com o projeto os municípios de Teresina, Alto Longá, Água Branca, Beneditinos, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Nazária, Hugo Napoleão, União, Barro Duro, Curralinhos, São Miguel da Baixa Grande, Padre Marcos, Jaicós e Cajazeiras.

     Durante a reunião, a coordenadora Rosângela Sousa destacou a importância da parceria das prefeituras no projeto, já que a assistência técnica permanente às famílias é uma das principais  etapas para o sucesso do projeto. O assessor técnico da Conab, Mendes, explicou a melhor forma de comercialização das aves caipiras através da Conab, como um produto de agricultura familiar. Os prefeitos destacaram que, além de comercializar as aves, as famílias podem fazer da galinha caipira uma forma de subsistência, através do consumo da própria galinha e de ovos caipiras.

 fonte: pi.gov.br

Popular Posts