Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Produção de acerola melhora a vida de milhares de piauienses

Acerola, dos Tabuleiros Litorâneos Acerola, dos Tabuleiros Litorâneos

Plantas orgânicas, sem o uso de agrotóxicos e frutos de qualidade internacional. Na Região Norte, nos Tabuleiros Litorâneos do Piauí, a produção de acerola tem destinos variados, países da Europa, América do Norte e Ásia.
A fruta da “moda” cultivada nos Tabuleiros é a acerola, 70% da produção são dessa frutífera, que tem seis variedades plantadas. As plantas são irrigadas sistematicamente em todos os ciclos, o que garante a qualidade da produção. No caso da acerola, as colheitas acontecem periodicamente, por mês são toneladas do fruto, centenas de caminhões com destino a Ubajara, no Ceará.
Uma empresa norte-americana compra tudo que é produzido pelos agricultores dos Tabuleiros. Lá o produto vira pó e é exportado para matriz, para a fabricação de medicamentos, a acerola piauiense responde por 25% da produção da multinacional.
No lote de seis hectares do seu Elias, a acerola garante renda para família dele durante todo o ano. “Nós não produzimos acerola, produzimos vitamina “c”, somos muito cobrados, temos que seguir um padrão de excelência rigoroso, isso não nos assusta, sabemos que o que temos tem qualidade”, disse Elias Cândido.
Com a venda do produto garantido em 2011, o agricultor quer aumentar a produção de 55 toneladas por hectare/mês para 65 toneladas/mês. “A garantia da venda incentivou, que nós aumentássemos o que produzimos, e estamos fazendo isso, o nosso contrato é de dois anos”, lembrou Elias.
Quem também apostou na produção de acerola foi o senhor Antônio Luz, são cinco colheitas por semana, em parte dos 16 hectares. “Não produzimos só frutas, produzimos garantias de vida, de sustentabilidade, nossos funcionários melhoraram de vida, dão mais qualidade para os filhos, é um ciclo”, destacou o produtor.
Os tabuleiros litorâneos já tem 2,5 mil hectares de plantações de coco, goiaba, melancia, acerola e outras frutas cítricas. As obras da segunda etapa do projeto de 5.985 hectares, com 311 lotes estão em estágio avançado, 500 operários trabalham na conclusão dos Tabuleiros. Pronto, além de garantir renda as famílias da região, também atrairá a produção de frutas em escala industrial, com 1,8 mil hectares para esse fim.

Popular Posts