Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Começam comemorações pela adesão do Piauí à independência

Culto em Ação de Graças, em Piracuruca
Culto em Ação de Graças, em Piracuruca
 
O governador Wilson Martins deu início na manhã deste sábado (22), na cidade de Piracuruca, a 196 quilômetros de Teresina, às comemorações pela passagem dos 188 anos da adesão do Piauí àIindependência do Brasil, oficializada no dia 24 de janeiro, na cidade de Oeiras, então capital da província.

Logo depois de desembarcar no aeroporto da cidade, às 8h15, Wilson Martins, acompanhado de vários secretários de Estado, participou de um culto em ação de graças no templo da Igreja Cristã Evangélica, presidido pelo pastor Samuel Paulino, mas que contou com a presença de pastores de várias igrejas evangélicas da região. Depois, participou de uma missa na igreja matriz de Nossa Senhora do Carmo.

Mais tarde, o governador presidirá solenidade de entrega da medalha da Ordem do Mérito Renascença do Piauí, a mais alta comenda do Estado, a diversas personalidades.
 
 
História - Foi em Piracuruca, no dia 22 de janeiro de 1823, que o alferes Leonardo Castelo Branco divulgou manifesto proclamando a adesão e convocando a população a aderir à Independência do Piauí. O ato público aconteceu no adro da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com grande participação popular. 

A maioria dos historiadores concorda que, mesmo sendo um simples povoado, ainda sem autonomia política, Piracuruca participou do movimento libertário que precedeu a separação do Brasil de Portugal.

Quando foi proclamada a independência, em Parnaíba, em 19 de outubro de 1822, o sargento-mor João José da Cunha Fidié partiu de Oeiras em 13 novembro do mesmo ano para sufocar o movimento, passando em Piracuruca em 12 de dezembro de 1822. Ele chegou à Vila de Parnaíba em 18 de dezembro e não encontrou nenhuma resistência. Ao contrário, foi recebido festivamente pelo povo e pela câmara municipal, uma vez que os independencistas, sem recursos militares, fugiram para o Ceará em busca de reforços.

Um dos líderes da independência, Leonardo de Carvalho Castelo Branco, que havia se retirado para o Ceará, após conseguir reforços, dirigiu-se à povoação de Piracuruca, entrando na cidade em 22 de Janeiro de 1823. Ele tomou de assalto as forças deixadas por Fidié, reuniu os habitantes e proclamou a independência no pátio da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Com a proclamação da independência em Oeiras, Fidié parte em direção à capital para sufocar mais este movimento pela independência. Na ida para Parnaíba, sua passagem por Piracuruca foi tranquila, mas na volta um pequeno grupo de homens, deixado por Leonardo Castelo Branco, montou resistência contra uma coluna das tropas portuguesas.

O pequeno combate com cearenses e piauienses armados, lutando contra os português aconteceu no dia 10 de março de 1823, às margens da Lagoa do Jacaré, servindo como prenúncio da grande Batalha do Jenipapo, que ocorreu no dia 13 de Março de 1823.

Popular Posts