Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Governador e futuro ministro discutem parcerias para o Piauí

Governador e futuro Ministro da Integração Naciona
Governador e futuro Ministro da Integração Naciona

O futuro ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB-PE) reuniu-se na manhã de hoje com o governador Wilson Martins para discutir parcerias entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração Nacional durante o Governo Dilma Rousseff. O ministro garantiu a continuidade das ações desenvolvidas atualmente no estado, como as obras na área de fruticultura irrigada, e novos projetos, especialmente na área de infraestrutura.

Conversamos sobre ações em diversas áreas e estamos animados com as parcerias com o Governo do Piauí, como na área de celulose, de infraestrutura aeroportuária, rodoviária, de portos, apontou Fernando Bezerra. O futuro ministro disse que a presidente Dilma determinou o reposionamento (sic) do Ministério da Integração Nacional visando à potencialização das ações que desenvolve. 

Esse reposicionamento inclui a revitalização dos órgãos federais ligados ao Ministério, como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos Rios São Francisco e Parnaíba (Codevasf), o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

A idéia da presidenta Dilma é que a Sudene possa ser um órgão que articule políticas públicas de transição entre o Bolsa Família e o emprego e a renda, comentou o ministro. A Sudene tem de ser também um fórum para discussão dos governadores do Nordeste sobre como enfrentar os gargalos de desenvolvimento da região. As ações de infraestrutura do Piauí devem dialogar com as do Ceará e Pernambuco, por exemplo, acrescentou.

O governador Wilson Martins destacou a boa relação com o ministro Fernando Bezerra, que é seu companheiro de partido. Wilson disse que o futuro ministro é um político experiente e conhecedor das dificuldades vividas pela população do Piauí, especialmente do semiárido (Fernando Bezerra é natural de Petrolina - PE).

Avançamos muito nessa área. Mas não tenho dúvidas de que vamos avançar ainda mais, com a continuidade dos projetos de agricultura irrigada, a possibilidade de integração da bacia do São Francisco às bacias hidrográficas do Piauí, além de um conjunto de obras com o Dnocs e o fortalecimento da Sudene, relatou o governador.

Emergência

Sobre a política de prevenção e atenção a situações emergenciais e de calamidade pública, executada pelo Ministério através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Fernando Bezerra ressaltou que a prioridade será vigilância. Precisamos de investimento em sistemas de alerta. Devemos firmar parcerias com o Ministério da Defesa em relação a isso. Tomo posse no dia 1º de janeiro e o início do ano já é crítico em relação a chuvas no Nordeste e no Sul do país, ressaltou o futuro ministro.

fonte:pi.gov

Popular Posts