Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Curso de teste rápido de leishmaniose é realizado em Parnaíba



Treinar agentes de endemias e veterinários do nos municípios da Planície Litorânea. Esse foi o objetivo de um treinamento para teste rápido de leishmaniose visceral canino. O curso foi realizado pela 1ª Coordenação Regional de Saúde, de Parnaíba entre os dias 13 e 14 desse mês.

O teste rápido qualitativo é um ensaio de triagem, que emprega uma combinação única de antígenos recombinantes específicos para a detecção de anticorpos específicos para leishmaniose em cães.

Segundo Manoel Monteiro, técnico da Regional de Saúde e responsável pelo laboratório de leishmaniose, o teste rápido é de alta tecnologia, confiável, rápido, simples e fácil de manusear.

“O teste rápido é um novo protocolo do Ministério da Saúde em parceria com a Fio Cruz que vem substituir a imunofluorenscência indireta. Agora os profissionais desta região poderão, de forma mais prática e segura realizar este tipo de testes.” Disse Manoel Monteiro.

Ainda de acordo com Manoel Monteiro, o procedimento acontecerá quando houver casos suspeitos ou confirmados de cães com calazar ou pessoas com suspeita. “O trabalho é realizado na área, através de um inquérito canino para ser detectado o reservatório e descobrir os cães com vírus positivos que estão servindo como uma espécie de reservatórios para transmissão”, explica o técnico.

O curso foi encerrado com uma avaliação e uma aula prática realizada em campo.

pi.gov.br

Popular Posts